Turmas do Ensino Médio aprendem trigonometria de forma prática no Projeto Matemática Experimental

Três etapas, em sala de aula e ao ar livre, constituíram a atividade
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa
Turmas do Ensino Médio aprendem trigonometria de forma prática no Projeto Matemática Experimental

Estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram de atividade prática para aprender trigonometria. No Projeto Matemática Experimental, eles realizaram três etapas, em sala de aula e ao ar livre, para concluir a proposta. As turmas estiveram envolvidas na dinâmica entre 5 e 14 de abril.

Na primeira parte, o objetivo era identificar que triângulos semelhantes têm ângulos de mesma medida, porém lados proporcionais. Os alunos puderam perceber que as razões trigonométricas são resultado dessa semelhança e dependem exclusivamente do ângulo.

Em seguida, os estudantes construíram um astrolábio, instrumento que mede ângulos na vertical. Eles utilizaram o objeto para determinar a altura da cesta de basquete da quadra e de um objeto que o grupo poderia escolher no pátio da escola. A terceira etapa contemplou a entrega da atividade no formato de um relatório via Classroom.

Com a proposta, foram desenvolvidas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular.