“Uma aventura em Cambridge pelo Google Earth” é atividade dos 3°s anos da Unidade Pindorama

Alunos realizaram um tour pela cidade histórica com os personagens Fitz, Will e Leo
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
“Uma aventura em Cambridge pelo Google Earth” é atividade dos 3°s anos da Unidade Pindorama

Aprendizado por meio da tecnologia nos estudos sobre cidade, biodiversidade e patrimônio histórico, cultural e étnico! Nas aulas dos 3°s anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, os estudantes viveram uma aventura em Cambridge utilizando o Google Earth. As atividades foram desenvolvidas nos meses de abril e maio.

Em conjunto com as Professoras – Janaína Menezes, Ana Cláudia Schenkel e Lisandra Serini, as turmas realizaram um tour pela cidade histórica acompanhados dos personagens Fitz, Will e Leo. Os estudantes estudaram sobre os marcos históricos presentes na história “Fitz and Will, the Cambridge Cats:  a festive Adventure” utilizando a tecnologia de geolocalização Google Earth, a partir de missões, enigmas e trajetos ambientados no contexto da narrativa.

Dividida em três episódios, a história foi transformada em série pelo Billyplay, canal de contação de histórias das turmas. Em cada parte, os alunos participaram da história dos gatos exploradores que estavam mostrando ao gato brasileiro Leo. A dupla passava por vielas, pontes, arquitetura medieval e universidades centenárias de Cambridge.

Durante a atividade, as turmas eram desafiadas a decifrar enigmas de linguagem de programação para descobrir onde ficavam os lugares da história. Pelo Google Earth puderam “caminhar” por Cambridge, adentrar nos corredores das Universidades, fazer um passeio de “punt” (nome dos barcos), entre outras aventuras. Janaina diz que relações com o bairro histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, também ocorreram. As comparações são a respeito à arquitetura (Mathematical Bridge e construções em enxaimel) e a importância da preservação de espaços e das tradições.

A professora também explica que nos componentes curriculares de História e Geografia, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos objetivos na faixa etária é o desenvolvimento e construção de conhecimento sobre cidade. Na proposta, houve interdisciplinaridade entre as áreas das Ciências Sociais, Língua Inglesa e Programação.

Confira um episódio clicando aqui.