“Uma tarde no Egito” para aprender sobre a história da escrita no Ensino Fundamental

1°s anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da Unidade Oswaldo Cruz desenvolveram a atividade
Compartilhe:
WhatsApp
“Uma tarde no Egito” para aprender sobre a história da escrita no Ensino Fundamental

Trabalhando sobre a história da escrita, as turmas dos 1°s anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz realizaram uma atividade especial. Em “uma tarde no Egito”, proposta pelas Professoras – Sheila Gallina Nienow e Jordana Quilião, os estudantes criaram hieróglifos egípcios – símbolos, no dia 1° de julho.

Integrando o projeto de estudos “Brincando com palavras, com palavras vou brincar: a história da escrita vou contar”, a atividade ocorreu em dois momentos. Inicialmente, no pátio da escola, os alunos foram divididos em pequenos grupos para receber o primeiro desafio. Eles deveriam montar uma pirâmide usando os símbolos que foram criados individualmente em uma proposta anterior.

Após, em sala de aula, as turmas foram misturadas e divididas em dois grupos. No novo desafio, cada grupo precisava criar um símbolo para cada letra do seu nome utilizando massinha de modelar. Cada representação deveria ser inspirada em coisas que gostassem de fazer no dia a dia. Na sequência da atividade, outra proposta encerrou a tarefa: registrar por escrito os símbolos criados.

Além do aprendizado, a prática trouxe um momento lúdico para os estudantes: durante a realização, eles estavam caracterizados de Egípcio/Egípcia, inspirados na história do antigo Egito.