Viagem ao Uruguai de aprendizados e oportunidades internacionais para alunos da IENH

Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Viagem ao Uruguai de aprendizados e oportunidades internacionais para alunos da IENH

Os alunos dos Cursos Técnicos e da Faculdade IENH vivenciaram uma semana de muitos aprendizados e experiências internacionais no Uruguai. Entre 01 e 05 de outubro, o grupo de 24 alunos realizou um Intercâmbio, conhecendo diversos lugares de Montevidéu.

A principal objetivo foi a participação no maior evento de Tecnologia, Negócios e Desenvolvimento de Software da América Latina, o 27º Encontro Genexus em Montevidéu – GX27, que ocorreu no Hotel Radisson Montevidéu. O evento internacional reuniu profissionais de 25 países das áreas de tecnologia, de negócios e tomadores de decisão, para aprender como aproveitar as oportunidades na era da Transformação Digital.

No dia 03 de outubro, além da programação do GX27, o grupo participou de uma palestra e visita no escritório da Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL. Uma palestra na Embaixada do Brasil em Montevidéu, com recepção na Residência Oficial do Embaixador, também ocorreu. Os alunos ainda realizaram um City Tour por Montevidéu, conhecendo os principais pontos da cidade.

Acompanharam o grupo de alunos, o Vice-Diretor do Ensino Superior e da Educação Profissional da IENH – Leandro Sieben, a Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos – Cláudia Pereira, o Coordenador do Curso Técnico em Informática – Cristiano Schneider e o Professor Paulo Froehlich.

Confira os depoimentos de alguns participantes:

“Participar do evento Genexus foi uma experiência de aprendizagens encantadoras em um ambiente dinâmico, inovador e de muitos compartilhamentos. Além do evento, alunos e professores tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos técnicos em diferentes áreas e viver a cultura uruguaia. Isso, não só qualifica profissionalmente como desafia cada participante a ir além em seus projetos pessoais e de trabalho”. – Cláudia Pereira – Coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos da IENH

“As vivências que tivemos durante a viagem ao Uruguai foram tanto de aprendizado profissional como pessoal. Poder vivenciar uma cultura diferente da nossa, conhecer novos processos, ter acesso a informações que desconhecemos, nos faz sair da “caixa do comodismo”. As oportunidades estão ao nosso alcance, basta querê-las!

A viagem também nos fez estreitar os laços com os colegas dos outros cursos e com os professores, sempre trocando informações sobre as palestras. Nas visitas à sede do Mercosul e à Embaixada Brasileira fomos muito bem recebidos pelos diplomatas e pelo embaixador, que são pessoas extremamente simpáticas e humildes. Inclusive tivemos a honra de conhecer a residência do embaixador, a qual ele mesmo se referiu como sendo nossa, dos brasileiros, uma grande gentileza de sua parte. Nos contou um pouco da história da casa, nos mostrou os ambientes e as obras de arte que nela se encontram. Um grande patrimônio histórico que o Brasil detém.

Sou muito grata por poder ter tido essa experiência de vida, é um aprendizado que não se esquece. Recomendo a quem tiver a oportunidade de também participar, com certeza, voltará outra pessoa”. – Betina Koch – Aluna do Curso Técnico em Administração da IENH

Para mim foi uma experiência incrível, inicialmente porque foi minha primeira viagem fora do Brasil, segundo porque tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e uma cultura rica como a de Montevidéu. Foi simplesmente magnífico e o mais importante de toda essa experiência foi o crescimento pessoal e profissional. Um dos momentos que me marcaram foi conhecer a sede do Brasil em Montevidéu e descobrir a simplicidade do nosso embaixador, o prazer que ele teve em nos receber, de nos mostrar sua residência e nos deixar muito à vontade, afinal como diz ele “aqui é um pouco do Brasil também”. 

Conhecer e poder acompanhar o crescimento do mercado tecnológico, de como funciona um sistema de gestão e poder levar isso para dentro de uma empresa, só trouxe oportunidades para que minha carreira profissional possa crescer cada vez mais.

Agradeço a IENH pela importante oportunidade que nos ofereceu, uma Instituição que zela pelos seus alunos e pelo crescimento na vida profissional e pessoal. Obrigada”!Leticia Koch – Aluna do Curso Técnico em Administração da IENH

A vivência no Uruguai foi muito importante para conhecer de perto a cultura e costumes deste país, aprimorar os conhecimentos em tecnologia e gestão. 

Durante algumas palestras percebi que, apesar de serem sobre tecnologia, é possível aplicar o método e/ou a didática para a área de gestão.

A visita à sede do MERCOSUL e ALADI, foi de uma riqueza enorme, uma vez que trabalho na área de comércio exterior. Estou ansiosa para repassar aos meus colegas de trabalho a vivência e aprendizado que tive nestes dias”. – Debora Schuster – Acadêmica da Faculdade IENH

Para mim, além da oportunidade de participar de um evento internacional e de grande referência como o Genexus, que vale muito no currículo profissional e acadêmico, também acredito na importância dessa experiência de imergir em outra cultura, outra língua e costumes. Voltamos para casa com muitas ideias, com muita vontade de querer conhecer mais, pois é com base no que vivenciamos, as pessoas que conhecemos, as experiências que tivemos, que criamos as referências do que queremos nos tornar”. – Débora Stelter Shornes – Acadêmica da Faculdade IENH

Atualizado em: 11/10/2017