“Water cycle game” é atividade de estudantes da IENH nas aulas de Programming

Projetos foram desenvolvidos a partir de estudos das aulas de Ciências e Science
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Plurilinguismo
“Water cycle game” é atividade de estudantes da IENH nas aulas de Programming

Nas aulas do componente curricular Programming, os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz construíram maneiras de representar o ciclo da água. Em conjunto com o Professor Carlos Ribeiro, as turmas realizaram a atividade “Water cycle game” durante o mês de setembro.

Utilizando de linguagem de blocos, eles foram desafiados a simular os estados da água, nas diferentes etapas de seu ciclo, por meio da representação gráfica e da programação da interação entre eles. Os projetos foram desenvolvidos a partir dos estudos feitos em Ciências e Science sobre o ciclo da água

Durante a realização, os alunos puderam praticar o vocabulário em língua inglesa relacionado ao ciclo da água, além de utilizar eventos baseados em input do usuário para fazer personagens (objetos) se moverem na tela, bem como coordenar eventos a partir da interação dos objetos.

De acordo com os estudantes, realizar a tarefa solicitada foi bastante interessante. O aluno Augusto Collazuol, do 5° ano C, diz que “foi legal fazer o jogo do water cycle” porque ele aprendeu “muitas coisas que podem ajudar a fazer outros jogos no futuro”. Nicolas Portella Balestrin, da mesma turma, também achou a atividade legal e uma boa forma de aprender mais sobre o ciclo da água: “it’s cool to learn about the water cycle. It helps to understand the water cycle”, escreve.

No 5° ano D, o trabalho também fez sucesso! A aluna Amanda Oliver conta que gostou porque o projeto junto o que os alunos estavam estudando em Ciências com programação, sendo “bom para aprender melhor o conteúdo”. Murilo Fortunato Keller também elogia: “ter uma aula de programming em conjunto com ciências é bem interessante. Foi legal aprender sobre o water cycle em mais de uma matéria e de jeitos diferentes”.

Além de Carlos, as atividades também envolveram as Professoras Gabriele Zvir, Gabriela Krause e Fernanda Andrioli.