Coordenadora do Curso Técnico em Comércio Exterior participa de feira inédita na China

Compartilhe:
WhatsApp
Coordenadora do Curso Técnico em Comércio Exterior participa de feira inédita na China

A Coordenadora do Curso Técnico em Comércio Exterior da IENH – Ana Klein participou da Missão Prospectiva organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) à China International Import Expo (CIIE), uma iniciativa inédita do governo chinês, ocorrida de 02 a 11 de novembro. A viagem foi motivada pelas importantes prospecções de negócios no fluxo Brasil-China da ACS Global, empresa provedora de soluções logísticas da qual Ana é diretora de Relações com Mercado.

“A China mostrada ao mundo durante a CIIE foi totalmente planejada para deixar clara a intenção do governo chinês de transformar a sua economia de produtora em consumidora”, relata a especialista. Segundo ela, a feira foi um convite para exportadores de todas as partes do globo mostrarem seus produtos para compradores chineses, bem como uma maneira de exibir aos milhares de visitantes um país moderno, vibrante e lindo. “O centro de exposições foi planejado para ser a ‘Versailles’ das feiras, com instalações inacreditáveis e jardins maravilhosos”, conta.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, com uma participação de aproximadamente 20,3% na corrente de comércio brasileira (US$ 74,8 bilhões - 2017). As exportações brasileiras ao mercado chinês são altamente concentradas em soja, minério de ferro e combustíveis minerais (81% da pauta em 2017). Já as importações se concentram em manufaturados, sobretudo máquinas e equipamentos.

Na avaliação de Ana, a mensagem da grande potência asiática é clara: “com a expectativa de tornar-se a primeira economia global em menos de cinco anos e dobrar a classe média (atualmente em 400 milhões de pessoas) até 2030, a China vai consumir de tudo, principalmente alimentos. A questão agora é como o mundo, e especialmente o Brasil, está se preparando para fornecer para a China com mais volume, tecnologia e inovação”, conclui.

Na foto: Ana Klein acompanhada de Fabrício Marques da Silva, diretor de Vendas da ACS Global, e dos gestores da empresa chinesa Cohesion, parceira da ACS Global.

Atualizado em: 22/11/2018